hidratação natural é uma maneira rápida, barata e eficaz de deixar os fios bonitos. Usando coco, abacate e até gema de ovo, suas madeixas podem ficar livres dos fios arrepiados e pontas duplas. Mas mesmo sendo uma maneira econômica e cômoda para cuidar dos cabelos, a hidratação caseira exige cuidados especiais.
Segundo o cabeleireiro Marcos Souza Barbosa, antes de utilizar a técnica é preciso lavar os cabelos com shampoos antirresíduos. “Depois de limpar as madeixas, podemos aplicar produtos naturais, como a velha conhecida babosa, que evita a queda e hidrata. Basta cortar um talo e espalhar o gel sobre o cabelo. Use touca térmica ou enrole a cabeça em toalha quente, deixe por 15 minutos e enxágue”, ensina Marcos.

A gema de ovo e o abacate são ingredientes ótimos para quem tem sofre com cabelos ressecados, além de serem ótimas alternativas para resgatar o brilho dos fios. “Uma maneira simples de buscar esse resultado é misturar um abacate maduro, uma colher de mel, uma colher de azeite e uma xícara de chá de leite integral. Caso queira incluir a gema de ovo, opte por não usar a película que reveste essa região. Aplique a mistura por partes, massageando cada mecha. Depois use uma touca por 25 minutos e enxágue”, instrui o cabeleireiro.

Antes de fazer qualquer procedimento, é importante ficar atento ao seu tipo de cabelo. Segundo o cabeleireiro, quanto mais danificados e porosos, mais tratamentos os fios merecem ter. “É importante lembrar que a desidratação afeta todos os tipos de madeixas, inclusive as oleosas. No caso de quem possui cabelos secos, mas com a raiz oleosa, o ideal é evitar que o creme encoste na raiz, tratando apenas seu comprimento”, lembra Marcos.