Alimentos que aumentam a imunidade no inverno


Alguns nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos, são bons aliados contra gripe e resfriado. Eles atuam nas defesas do organismo e garantem o bom funcionamento das células imunológicas – por isso, devem fazer parte do seu cardápio nos dias de Inverno.

Segundo a nutricionista Paula Fernandes Castilho, alguns alimentos que são fontes desses nutrientes devem estar inclusos no cardápio. Além disso, é preciso evitar o consumo de refeições ricas em gordura, pois prejudicam a absorção de nutrientes, e o excesso de sal, que pode provocar uma desidratação do organismo e prejudicar a produção de anticorpos.

A nutricionista listou 5 alimentos que aumentam a imunidade e não podem faltar à mesa nessa época do ano:

  • Quinoa - Considerada o mais completo alimento de origem vegetal pelos nutrientes que oferece, a quinoa é uma importante aliada para a imunidade. Isso porque é riquíssima em proteína, que participa da construção do sistema imunológico, zinco e lisina, responsáveis por fortalecer esse sistema;
  • Linhaça - Oferece ácidos graxos ômega-3, que atuam no fortalecimento do sistema imunológico.;
  • Alho - Fonte de alicina e vitaminas A, B e C, ajuda a estimular a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriado, além de ser um importante expectorante;
  • Gengibre - Tem ação antisséptica, reduz a inflamação e alivia a congestão nasal;
  • Cenoura - É rica em vitamina A, que atua na manutenção das membranas mucosas e do sistema imunológico, evitando infecções e gripe.

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF