Dieta de atkins: perca 7kg em 1 mês


Um programa de emagrecimento que não restringe as porções dos alimentos consumidos a cada refeição, desde que as quantidades de carboidratos sejam mantidas no nível ideal. Essa é a principal premissa da dieta elaborada pelo cardiologista americano Robert Atkins, inicialmente para tratar pacientes jovens com epilepsia. Por conta dos ótimos resultados na redução de peso, o método acabou caindo no gosto geral. A dieta também prevê várias fases, cada uma com um cardápio específico. Os carboidratos são drasticamente reduzidos nas primeiras semanas, até 20 gramas por dia, para serem reintroduzidos gradualmente nas etapas seguintes. A mudança inicial desencadeia um processo bioquímico em que o fígado converte gordura corporal em ácidos graxos e corpos cetônicos, usados como fonte de energia em substituição aos carboidratos. Como consequência, a perda de peso é rápida, sem que a pessoa sinta fome.

Outro diferencial do programa é que, em todos os cardápios, a ingestão de proteínas e gorduras é liberada, desde que
se consumam os alimentos sugeridos.

Vantagens: o grande benefício para quem consegue levar o programa adiante é que a perda de peso é realmente rápida, o que motiva qualquer uma a continuar firme na dieta.

Contras: “Algumas pessoas se adaptam mais fácil à falta de carboidratos, enquanto outras podem sentir muito desânimo nas primeiras etapas da dieta. Além disso, quem é mais suscetível a problemas de pressão baixa e hipoglicemia deve evitá-la”, alerta Antonio Pedro Tavares, nutricionista e diretor científico da NutriCore (SP).

Palavra de quem testou: a confeiteira Meire Meireles, 35 anos, já tinha testado várias dietas sem sucesso antes de descobrir o método de Atkins. “Como não tinha nada a perder, resolvi experimentar.” Ela está há seis meses seguindo a dieta e já perdeu 40 quilos. “As primeiras etapas são as mais difíceis. Mas vale a pena persistir. Além de emagrecer, sinto que ganhei muito mais saúde e disposição”, garante

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF