Manchas na pele, melanoma, micose: 5 doenças de pele mais comuns no verão


Doenças de pele podem aparecer em qualquer época do ano, mas é no verão que muitas delas surgem em decorrência dos raios solares e do clima quente e úmido da estação. As manchas na pele, o melanoma e o pano branco são algumas das complicações mais comuns. O DermaClub explica quais outras doenças frequentes da temporada e diz o que fazer para proteger a pele delas.

 

1) Micose de pele (pano branco)

A micose é uma doença de pele causada por fungos que consomem a queratina da pele, cabelos e unhas. No caso do pano branco, esse microorganismo é conhecido como pitiríase versicolor, e é o tipo mais comum no verão por conta do excesso de suor e umidade na pele. Ela se manifesta através de manchas brancas ou vermelhas que coçam.

 

2) Melanoma

O melanoma é o tipo mais raro e grave de câncer da pele. Ele pode surgir do nada ou a partir de uma pinta ou sinal antigo e, assim, se transformar no tumor. O principal motivo para o desencadeamento desta lesão é, sem dúvidas, a radiação solar, principalmente durante o verão.

 

3) Manchas na pele de melasma

O melasma é uma mancha escura, com tonalidade marrom, que surge em áreas do rosto e em outros lugares do corpo expostos, como braços, pescoço e colo. O problema surge com o aumento da atividade de melanócitos - células que produzem melanina na epiderme. Sendo assim, as manchas de pele podem surgir através da exposição solar excessiva e hormônios da gravidez ou do anticoncepcional.

 

4) Manchas solares

Manchas solares são aquelas causadas pelo sol e ocorrem normalmente em pacientes com a pele clara ou morena que ficam expostos ao sol sem o uso do protetor solar. As partes do corpo mais afetadas são as mãos, braços, rosto e pescoço, podendo surgir em todas as idades.

 

5) Acne solar

A acne solar está ligada às queimaduras provocadas pela radiação. O sol aumenta a produção de sebo e diminui as células de defesa, piorando o quadro de acne. O problema tende a se intensificar no verão e costuma atingir áreas do corpo como rosto, pescoço, ombros, tórax e costas.

Para o prevenir essas doenças de pele no verão, é importante o uso do protetor solar com FPS acima de 50 e de barreiras físicas, como chapéus, óculos e roupas com proteção UV.

 

LEIA MAIS IMPRIMIR ou SALVAR COMPARTILHAR ou SALVAR SALVAR PDF